terça-feira, 31 de maio de 2011

Goji

semente de Goji Berry 
Goji Berry
GOJI
Há muitos anos atrás, eu fazia acupuntura com um médico chinês, e de vez em quando ele me dava umas frutinhas secas, pequenas e vermelhas para comer. Naquela época, eu tinha bastante problemas com os rins. Bom para saúde! Dizia ele. Mas, eu não sabia do que se tratava. Muitos anos depois, passeando por São Paulo, eu vejo na prateleira de um mercado um pacote da a tal frutinha! Descobri que se trata do agora famoso GOJI, ou LYCIUM BARBARUM seu nome oficial. Já plantei as sementinhas que vem dentro, porém vou te dizer: pegar ela pega, até depressa, mas não vai para frente. Depois de algum tempo, ela simplesmente murcha e desaparece no vaso. Mas não vou desistir, e vou tentar até que consiga! Enquanto isso, como um punhadinho todos os dias, e também descobri as suas propriedades, que o Dr. Chinês já apregoava naquela época:
GOJI BERRY : Principais propriedades:
Contém 19 aminoácidos, que ajudam a formar as proteínas, incluindo os 8 que são essenciais para a vida.
Contém 21 minerais vestigiais, incluindo Germânio

Contém grande teor de proteína.
O GOJI é a maior fonte de carotenóides conhecida.
Vit.  C2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta.
Contém ácidos graxos essenciais, que são necessários para síntese de hormônios e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.
 Contém Cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea.
 Contém Betaina, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaina promove grupos metil com reações energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um fator de risco em problemas cardíacos, protege a célula em nível de DNA."
Todas essas informações vem do próprio Governo da China. As plantações de Goji na China são imensas! Mas, veja bem, ele é apenas um alimento, não é remédio! Em primeiro lugar, nossa saúde deve ser acompanhada por um médico. Só ele é que pode fazer diagnóstico e eventualmente nos medicar, se precisarmos, e não custa nada contar a ele que estamos comendo goji.


Nenhum comentário:

Postar um comentário